Código da Disciplina: CTQ-008
Título: Tópicos Avançados em Estrutura da Matéria
Nível: Mestrado / Doutorado
Obrigatória: Não
Carga horária: 24h TPI: (2-0-2)
Ementa:
O conteúdo será definido em função das necessidades do curso, envolvendo temas de vanguarda que se enquadrem na linha de pesquisa de Estrutura da Matéria.
Bibliografia
Serão selecionados artigos e livros recentes de circulação internacional, em função dos temas abordados.
Oferecimentos:
2023.3: Princípios de machine learning. Aplicações em química, materiais e química medicinal.
Professores Mauricio D. Coutinho Neto e Paula Homem de Mello
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2022.1: Teoria e aplicação de métodos multirreferenciais para o estudo da estrutura eletrônica
Professor Yuri Alexandre Aoto
Ementa: Cálculos de estrutura eletrônica têm se tornado uma ferramenta cada vez mais comum, mas o uso dos chamados “métodos multirreferenciais” requer o conhecimento de detalhes muito específicos. O objetivo dessa disciplina é aprender a rodar esses cálculos e a interpretar os resultados. Estudaremos alguns dos aspectos da teoria desses métodos juntamente com a realização de cálculos computacionais que ilustrem os conceitos. Também estudaremos artigos que aplicam esses métodos, para entender o que está por trás do método teórico usado. Os tópicos a serem abordados são:
– Revisão de Hartree-Fock e Full-CI
– Método do campo auto-consistente multiconfiguracional (MCSCF)
– O método do campo auto-consistente com espaço ativo completo (CASSCF)
– Espaço ativo
– Estados excitados I
– Métodos multirreferenciais vs. métodos multiconfiguracionais
– Correlação dinâmica e correlação estática
– Teoria da perturbação, interação de configurações e coupled-cluster multirreferenciais (CASPT, NEVPT, MRCI, MRCC)
– Estados excitados II
– Alguns tópicos finais, mais específicos, podem ser adaptados de acordo com a turma.
Bibliografia: Trygve Helgaker, Poul Jørgensen and Jeppe Olsen “Molecular electronic structure theory”, Wiley 2000; artigos diversos com aplicação de cálculos multirreferenciais.
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2020.QS: Fundamentos e aplicações da Espectrometria de Massas.
Professor Célio Fernando Figueiredo Angolini
Ementa: Técnicas de Ionização: ionização por elétrons (EI), ionização química (CI), , MALDI “Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization, ESI “Electron-Spray Ionization”. Técnicas/instrumentos de análise de relações m/z: analisadores magnéticos e eletrostáticos BE, EB e suas combinações, quadrupolos e multiquadrupolos, “Ion-Traps” (ICR, QIT), tempo de vôo (TOF). Detecção de íons: Conceitos gerais: resolução, transmissão, modos de varredura. Análise/interpretação de espectros de massas: íon molecular -isótopos, fragmentação mecanismos, caracterização de compostos e classes de compostos: Outras técnicas: GC/MS, LC/MS, MS/MS, MS/MS/MS, MSn, CID (“Collision-Induced Dissociation”)
Referências bibliográficas: 1. Mass spectrometry: principles andapplications / Edmond de Hoffmann, Vincent Stroobant. 2. Introduction to mass spectrometry / J. Throck Watson.
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2020.1: Química Computacional: Princípios de Quimiometria, Dinâmica Molecular e Métodos Quânticos.
Professores Paula Homem de Mello, Káthia Maria Honório e Rodrigo M. Cordeiro
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2018.3: Green Chemistry: Basic Concepts and Applications
Professors: Prof. Cédric Fischmeister (Professor Visitante CAPES-COFECUB , Institut Sciences Chimiques de Rennes, França), Prof. Dalmo Mandelli
Syllabus: To present the concepts of Green Chemistry based on the 12 principles and address the main challenges of a future sustainable chemistry.
Assessment: The assessment of the student will consist of the participation and involvement of the student in the class.
Schedule: The classes will be concentrated in the week of 17-21/September
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2017.3: Prospecção e busca de novas linhas de pesquisa em catálise: mineração de novos catalisadores e reações. Métodos combinatoriais para o desenvolvimento e otimização de catalisadores. Técnicas para avaliação de atividade e seletividade catalítica. Reatores paralelos, métodos de quantificação e uso de quimiometria como ferramenta de análise. Geração de bibliotecas e a avaliação de seus desempenhos.
Professores Dalmo Mandelli e Wagner A. Carvalho